Histórias que Inspiram!

Pedimos a pessoas que participaram nos nossos workshops para partilharem com o mundo como é que o Design Thinking impactou nas suas vidas.
Esperamos que vos inspire!



catsitting

Ana Castanheira @ CatSitting

“Como percebi com a participação no primeiro workshop que o conteúdo obtido do processo de design thinking é muito valioso e pertinente, resolvi começar a colocá-lo em prática no meu projeto de cat sitting ao domicilio. A certa altura senti-me com novas questões e a precisar de usar o método de novo desta vez fazendo eu própria parte da equipa de resolução do problema, para que pudesse aprender melhor na prática como usar o design thinking estando envolvida diretamente no processo e tendo de ser verdadeiramente isenta. O condicionamento do próprio empreendedor é algo que influencia muitas vezes de modo negativo o desenvolvimento do negócio e eu sentia que queria ir mais longe.
Senti-me muito bem, muito mais capaz de lidar com os bloqueios e contratempos que acontecem ao longo das etapas de trabalho e obtive um conhecimento mais profundo da aplicação do método e sobre mim própria.
Ganhei novos discernimentos (insights) sobre o meu próprio negócio, que sem passar pelo processo seriam impossíveis de alcançar ou pelo menos demorariam muito tempo a alcançar.
Surpreendem-me sempre os resultados finais, o protótipo a que se chega e o teste feito ao protótipo.
Senti uma grande abertura em considerar questões às quais fazia alguma resistência e levou-me a uma mudança no meu processo de comunicação e de gestão de clientes e parcerias.”


catsitting

Ana Paula & Cristina David @ Organic

"A Organic, nasceu da vontade de reunir pessoas à volta da temática de vida saúdável. começámos a organizar eventos e workshops de cozinha saudável e vocacionados para o bem estar físico e psicológico.
Queríamos oferecer formas para melhorar a saúde e bem estar das pessoas. Começámos por testar com um grupo de pessoas em eventos da Comunidade João sem Medo. O feedback era bom… o que fazer agora para avançar? Havia muitas ideias, contas por fazer, e todo um rol de sugestões muito variadas sobre como deveria a Organic dar um passo à frente.
Conhecemos o Design Thinking através da JSM e a própria Organic serviu almoços take away em cursos de Design Thinking. Fizemos um gratuito de um dia e achámos que poderia nos ajudar. Foi incrível o que fizemos em 1 só dia.
Como participantes e ajudando outros participantes foi preciso entender que o problema inicial, na realidade não necessariamente é o real problema. Questionar os problemas se tornou algo que levamos para a vida e que tem trazido muito mais sabedoria, incluindo em decisões da vida pessoal.
Aprendemos a questionar os problemas e a ter empatia pelos problemas dos outros.
Algumas das ideias sugeridas no workshop, a Organic tem vindo a testar o seu funcionamento aplicando a metodologia que aprendemos.
A Organic ainda não é uma empresa, mas sabemos o que queremos e onde queremos chegar. Ficou mais claro para nós depois deste workshop. Estamos desde essa altura a organizar a nossa “casa” para avançar, certos que estamos no caminho “certo”.
O facto de outras pessoas olharem de fora para os nossos problemas, documentar e partilhar as suas ideias trouxe novas perspectivas para a Organic.
Esperamos conseguir adaptar os conhecimentos e metodologias para nosso projecto Organic e assim trazer inovações na área da alimentação saudável. Cremos que oportunidades se vão abrir com esta nossa experiência no Design Thinking.
Acreditamos que o Design Thinking pode ser transformador, tanto ao nível pessoal como nos possibilita crescer e resolver problemas do nosso projecto."


all in race

Jorge Cerejeira @ ALLinRACE

“A intenção de participar no workshop foi sempre tentar desbloquear o ponto em que está o meu projecto de forma a poder evoluir o projecto mas também evoluir também eu próprio. Penso que ambos foram conseguidos. Por isso, obrigado.
Confesso que a insegurança que senti de início terminou assim que começou o workshop. Após conhecer todos os participantes e com a espectacular forma de vocês lidarem com todos, fui tendo cada vez mais vontade de estar ali, "beber" inputs, dar outros, ajudar, interagir e aprender a estruturar melhor as ideias. Terminei no Domingo com vontade de ter mais e estar mais perto de todos os participantes, promotores e formadoras. Foi o meu primeiro workshop e simplesmente adorei. Quero mais e tenho saudades da Teresa, da Cláudia, de todos os que ajudaram e os promotores. Obrigado a todos.
Aprendi a partilhar a ideia, a falar sem tabus nem medos sobre o meu projecto, reaprendi a ouvir e a tirar algo de positivo mesmo quando ouvi o que não queria. Esses "murros" ajudaram-me a adaptar a ideia original que nunca tinha até aqui sido desafiada. Foi excelente.
Ganhei mais uma ferramenta para organizar e estruturar as minhas ideias e projectos, conheci gente muito capaz e com vontade de ajudar desinteressadamente, ganhei tempo no sentido em que o Design Thinking vai permitir que perca menos tempo a pensar "avulso" e, espero, consiga habituar-me a usar o conceito. Surpreendeu-me ter que fazer o pitch de algumas fases do workshop, surpreendi-me quando senti a minha timidez natural desaparecer, adorei abraçar-vos a todos mas eu adoro abracinhos. :)
Não posso dizer que fiz mudanças radicais no projecto porque tenho uma ideia clara de qual o caminho a seguir mas tive alguns insights importantes que me fizeram reorganizar prioridades. Continuo com alguns problemas como a comunicação para fora mas a mudança mais visível é a alteração de prioridades na próxima fase do Allinrace.”


ajuda na hora

Ana Castanheira @ Ajuda na hora

“Como empreendedora sentia que precisava de ajuda para compreender melhor o potencial da ideia que tinha entre mãos. Durante o workshop senti-me a aprender uma nova maneira de testar ideias e desenvolver negócios, muito focada na construção a partir do feed back do utilizador final.
Eu já andava à procura de uma metodologia que eu pudesse aplicar às minhas ideias de negócio, mas fiquei surpreendida pela eficiência da lógica de todos os passos que são seguidos. É como aplicar uma fórmula matemática ao desenvolvimento de negócios, no final o resultado é de confiar é mesmo certo.
Como participante, ganhei uma grande aprendizagem, sobretudo na minha maneira de ver e fazer as coisas, conseguindo reconhecer as peças e procedimentos essenciais que me faltavam ( a visão e intervenção multidisciplinar, a consciência do processo, a capacidade de aceitar profundamente o erro e de ser isenta) . Mudou a minha maneira de trabalhar.
Como empreendedora, fiquei surpreendida com o resultado final, pois mostrou-me uma dimensão de enorme complexidade sobre o que tinha entre mãos. E adorei o processo de consultoria que é feito no antes e após projeto. Foram momentos imprescindíveis e de grande crescimento pessoal.
O impacto após o workshop foi enorme, pois permitiu orientar a tomada de decisões de um modo diria científico e com toda a verdade fez-nos desistir de uma ideia muito complexa e para a qual reconhecemos não estar motivados. E por outro lado, redirecionou a minha atenção para uma outra ideia que era mais tangível de desenvolver, assim decidindo que iria aplicar a metodologia do design thinking para a levar a bom porto.”


LocalEyes Lisbon

Rita Costa @ LocalEyes Lisbon

“Qual era a minha intenção em participar no workshop?
Objectivo individual: Aprender a metodologia
Objectivo Startup: Aplicar a metodologia para aprofundar o conhecimento sobre um dos desafios que teremos na Startup. Especificamente, se os locais querem colaborar com os viajantes e quais as suas expectativas.

Durante o workshop senti-me desafiada a pensar “fora da caixa”.
Motivada a descodificar o que está por trás de uma questão.
Senti-me crítica quando algo que tomava por certo era questionado, mas ao mesmo tempo, calma e flexível, para aprofundar a percepção do problema.
Senti-me focada em encontrar soluções.
Grata pela aprendizagem permitida e pela vossa inestimável contribuição tal como de todos os participantes.
Entusiasmada para aplicar a metodologia noutros desafios do projecto e também, noutros desafios da vida.

Aprendizagens: Para melhor resolver qualquer questão é necessário distanciamento, escuta activa, empatia, criatividade e visão. Em equipa, especialmente com perfis complementares, obtém-se melhores resultados.
Interiorizei algumas das técnicas ensinadas e dei por mim a usá-las noutros contextos e até a partilhá-las com outras pessoas.

Após o workshop reformulámos o conceito inicial da Startup para estar de acordo com o que os viajantes procuram e, simultaneamente, os locais estão disponíveis a oferecer."